Quem tem criança ou jovem em casa, evidentemente, está muito preocupado com o impacto que a pandemia está trazendo ao desenvolvimento escolar. Esse tempo em que o aprendizado no modelo tradicional, presencial, foi bruscamente alterado para o ensino online /remoto, certamente interferiu no ensino de conteúdo pedagógico. Por outro lado, a suspensão temporária das aulas presenciais pode se transformar em período valioso se as famílias aproveitarem para outro tipo de ensinamento: o aprendizado socioemocional.

Valores como responsabilidade, autonomia e cooperação também são fundamentais na formação integral do indivíduo. Então, a família pode aproveitar a ocasião para estimular, construir e fortalecer essas virtudes tão importantes. Quer saber como? A gente dá algumas dicas!

Responsabilidades no lar

A responsabilidade é uma virtude que deve ser ensinada desde cedo e que é levada para toda a vida. O exercício desse valor é fundamental e ele pode ser trabalhado em família, no lar. Isso, independentemente da idade.

Nesse período em que passamos boa parte do dia em casa, percebemos a multiplicação das tarefas domésticas. Que tal inserir as crianças e jovens na ajuda desses afazeres?

Para os mais novos, as tarefas podem ser introduzidas até de modo lúdico. Convide o(a) pequeno(a) para um desafio de colocar a roupa suja no cesto ou os brinquedos no lugar. Eles podem, inclusive, participar da limpeza. Como desde cedo os pais são vistos como modelo, não se surpreenda se a criança quiser copiar a ação ao vê-los varrendo a casa. Numa rápida busca pela internet, é possível encontrar kits de limpeza em miniatura. Vale investir nesses mini objetos e, através da brincadeira, ensiná-la mais essa responsabilidade. Essas ideias vão bem com crianças entre 2 e 3 anos.

Com essas crianças, também é possível trabalhar organização. Categorize e separe em diferentes caixas, por exemplo, os brinquedos e ensine que cada um deve ser guardado em seu devido lugar. De maneira divertida, elas aprenderão desde cedo o que é e como fazer a organização.

A organização do quarto pode ser incentivada de forma lúdica

A organização do quarto pode ser incentivada ludicamente

Para crianças entre 4 e 5 anos,  a essas tarefas pode-se adicionar já algumas ações de cuidado. Incentive, por exemplo, que elas reguem as plantas ou até mesmo ponham a alimentação do bichinho de estimação. Dessa forma, elas sentem-se orgulhosas de cumprir obrigações bem importantes na rotina doméstica.

Para crianças de outras idades

A partir dos 6 anos, o leque de responsabilidades no lar pode ser ampliado. Que tal inseri-los na organização e arrumação das compras de mercado? Sim, deixe que eles ajudem a levar o que é da cozinha para a cozinha, o que é do banheiro para o banheiro. Mais além, podem ajudar a guardar os alimentos, enquanto os pais aproveitam o momento para ensinar sobre a importância de uma alimentação saudável.

Para isso, inclusive, caso tenha possibilidade, invista em adequar um espaço adaptado à altura da criança. Uma mini pia, por exemplo, onde ela poderá acompanhar e colocar a mão no preparo da refeição.

Acima dos dez anos, a criança já tem condições de desenvolver ainda mais a cooperação e a responsabilidade. Mais além, consegue construir mais um pouco do caminho da independência. Para isso, tarefas como as já descritas podem ser somadas a outras. Convide o jovem para ajudar no preparo da mesa de refeição.

A inserção das crianças nas obrigações do lar ajudam no desenvolvimento da responsabilidade

A inserção das crianças nas atividades do lar ajudam no desenvolvimento da responsabilidade

Depois, estimule que participe da arrumação da louça. Deixe que ele seque as louças que não apresentem perigo, como garfos, colheres e copos que não sejam de vidro. Ainda que acompanhado, deixe que leve o cachorrinho para passear. São tarefas que representam mais um salto no aprendizado de habilidades diretamente ligadas aos aspectos socioemocionais.

Mais velhos, mais responsabilidades

Acima, destacamos dicas de como desenvolver a cooperação e a responsabilidade desde cedo. Afinal, trata-se de valores que devem fazer parte da formação do cidadão e isso precisa acontecer desde os primeiros anos de vida.

Entretanto, jovens e adolescentes não podem ficar de fora desse aprendizado socioemocional no lar. Nesse sentido, entendemos que, ao chegar nessa idade, o(a) filho(a) já tenha absorvido essas virtudes para sua vida, com iniciativas como as que estão sugeridas nesse texto. Porém, essa construção não para por aí, ela segue sendo desenvolvida e aprimorada.

Para isso, acreditamos que com mais autonomia, mais experiência e mais independência, as responsabilidades também podem ser acrescidas. Quem sabe, o irmão mais velho pode assumir responsabilidades com seus irmãos mais novos? Ajudá-los nas lições, no banho e na hora da refeição são algumas ideias muito construtivas no entendimento de cuidar do próximo, outro valor imensurável dentro dos aspectos socioemocionais.