A nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) foi aprovada no final de 2017. Naquele tempo, ninguém poderia nem mesmo imaginar que esse incrível documento entraria em vigor justamente num momento crucial como esse que estamos vivendo.

Sabemos que o pós-pandemia será altamente desafiador para a educação em todo o planeta. Aqui no Brasil, a BNCC, de aplicação obrigatória nas escolas públicas e privadas do país desde janeiro de 2020, será determinante nesse processo de retorno. Isso, não só sob o aspecto pedagógico, balizado em seis competências. Mas, também sob o aspecto socioemocional. Afinal, a BNCC determina quatro competências exclusivamente para essa área.

Agora, mais do que nunca, observamos que a BNCC chegou para as escolas na hora exata. Todas as instituições de ensino do país, sem exceção, devem rever sua grade curricular, metas e prioridades. Mais além, devem promover as alterações para acolher estudantes e professores, de modo a facilitar a reconexão de todos em sala de aula.

Escolas que possuem o programa Líder em Mim já possuem em sua grade um espaço especial para abordar o desenvolvimento socioemocional com seus alunos. Agora, para as instituições de ensino que ainda não podem contar com o Líder, a BNCC ganha ainda mais importância no momento de reabertura das escolas.

Reabertura precisa ser repleta de acolhimento

Reabertura deve ser repleta de acolhimento

A seguir, o Blog Líder em Mim detalha um pouco mais cada uma das dez competências contidas no documento. Lembrem que elas devem nortear o planejamento educacional.

Leia e veja como isso ajudará os educadores nesta que é uma nova realidade.

Atenção ao socioemocional

Trazer para o currículo uma formação integral e mais humana dos estudantes é um dos objetivos da BNCC. Para isso, quatro competências de caráter socioemocional integram o documento:

Autonomia e responsabilidade: agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação. Desse modo, é possível tomar decisões com base em princípios democráticos, inclusivos, solidários e sustentáveis;

Empatia e cooperação: exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação. Isso, para fazer-se respeitar e promover o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade, sem preconceitos de qualquer natureza;

Autoconhecimento e autocuidado: conhecer-se, apreciar-se e compreender-se na diversidade humana. Assim, é possível cuidar da saúde física e emocional, reconhecer suas emoções e as dos outros com autocrítica e capacidade para lidar com elas.

Autogestão: valorizar e apropriar-se de conhecimentos e experiências para entender o mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas à cidadania e ao próprio projeto de vida com liberdade, autonomia, criticidade e responsabilidade.

Cooperação, empatia e autogestão: competências contidas na BNCC

Cooperação, empatia e autocuidado: competências contidas na BNCC

Competências no atual contexto

No atual contexto, as competências de caráter socioemocional acima descritas ajudarão e muito a busca do reequilíbrio dos alunos. Afinal, assim como nós adultos, eles também passaram e seguem atravessando essa fase de ansiedade e estresse provocados pela pandemia.

O período, inclusive, é muito oportuno para o desenvolvimento de habilidades como o autoconhecimento e autocuidado. Dessa forma, aprende-se a reconhecer cada uma das diversas emoções afloradas e a lidar com elas.

Através da autogestão, autonomia e responsabilidade, os estudantes conseguem visualizar que podem ser agentes de transformação em busca de um mundo melhor. Trata-se de um aprendizado valioso e muito bem aplicado nesse momento, onde o coletivo, o agir pelo outro, com empatia e espírito de cooperação fazem toda a diferença.

No ambiente escolar, através dessas competências socioemocionais contidas na BNCC, professores poderão colaborar e dialogar com seus alunos, buscando a construção desse tipo de formação. Vale dizer, formação essa que é de grande importância para uma vida profissional e pessoal bem sucedida.