NUTRIÇÃO CONSCIENTE DESDE A INFÂNCIA

SRS. PAIS E/OU RESPONSÁVEIS:

Tendo como referência a Ciência da Nutrição e o Conceito de Saúde, elaboramos um cardápio,
organizando os alimentos em grupos, de acordo com o ideal de ingestão dos seguintes nutrientes:
carboidratos, proteínas, gorduras saudáveis, vitaminas, sais minerais e fibras.
Objetivo do cardápio:
– Orientar um lanche que forneça nutrientes adequados ao desenvolvimento infantil;
– Colaborar na Educação Nutricional das crianças com a participação da família;
– Tornar o lanche mais igualitário, promovendo a socialização e fazendo deste um momento de
interação.
Informações sobre os grupos:

CARBOIDRATOS
Função principal: fornecer energia.
Fontes sugeridas:
– pães (integral, de fibras, de aveia, centeio, bisnaguinha, francês, forma, entre outros) ou;
– bolo simples, sem cobertura e sem recheio, preferencialmente caseiro (fubá, laranja, chocolate,
cenoura, beterraba) ou;
– biscoitos sem recheio (de aveia/mel, integral, maisena, cookie, biskui, água e sal, polvilho ) ou;
– cereais: flocos de milho (sucrilhos), aveia, granola, musli, quinua, ou;
– barra de cereal: diversas.
Outros carboidratos: milho, batata-doce, mandioca.

PROTEÍNAS
Função principal: atuar no organismo como construtores, participando na formação do
crescimento e manutenção dos tecidos; atuante na formação de novas células.
Fontes sugeridas:
– leite e derivados como: iogurte, leite fermentado, achocolatados, queijo mussarela, minas, ricota,
queijo processado.
– presunto magro, peito de peru, chester, ovo, atum light.
– substituto para o leite e laticínios: leite de soja original ou associado com frutas, iogurte de soja,
queijo tofu.

GRUPO DAS VITAMINAS, MINERAIS E FIBRAS
Função principal: são nutrientes reguladores necessários para a manutenção da saúde e
indispensáveis ao funcionamento do organismo. Atuam na formação do sistema nervoso, na
estrutura da pele e cabelos, na formação dos ossos e tecidos, regulam o metabolismo, a imunidade,
entre outros.
Fontes sugeridas:
– frutas in natura em geral: maçã, pera, banana, laranja, goiaba, ameixa, pêssego, melão, melancia,
mamão, abacaxi, morango, uva ou salada de frutas.
– frutas secas ou desidratadas: banana passa, damasco, ameixa preta (sem caroço), uva passa,
maçã.
– sucos: naturais, de polpa congelada, de caixinha, suco de latinha ou garrafa, água de coco. Evite
sucos artificiais como o suco em pó.
– verduras como: alface, cenoura, tomate, agrião, pepino, podem ser acrescentados ao lanche.

FIBRAS
Função principal: são importantes para o bom funcionamento intestinal. Algumas fibras também
atuam na prevenção e cuidados como diabetes e colesterol.
As fibras são encontradas em todas as frutas, principalmente na casca e bagaços, também presente
nas verduras em geral e cereais integrais como aveia, linhaça, granola, em pães de centeio,
biscoitos integrais.

OUTROS NUTRIENTES JÁ CONTIDOS NOS ALIMENTOS

GORDURAS
Função principal: fornecer energia.
Estão presentes na própria constituição de alguns alimentos, como na gordura do leite e derivados,
no presunto, proteínas em geral, em bolachas, em bolos, pães.
Fontes de gorduras saudáveis e minerais (sugeridos para crianças maiores de 3 anos): castanhas
como a do Pará, caju, amêndoas, nozes, sementes de girassol (sem casca), de abóbora. Evite o
amendoim.
Recomenda-se a NÃO utilização de gorduras TRANS, que são as gorduras prejudiciais à saúde,
encontradas nas bolachas recheadas, massas folhadas, croissant comum, salgadinhos
industrializados que contenham gorduras Trans.
Evite o excesso de gordura, para a prevenção de doenças cardíacas, colesterol e obesidade.
Evite gorduras adicionadas como frituras, maionese.

ÁGUA
O organismo da criança é constituído por cerca de 80% de água e o do adulto por cerca de 60%.
Por isso a importância da ingestão da água que é responsável pela condução química, hidratação e
controle da temperatura.
Patricia Folle – Nutricionista CRN² 2037 www.patriciafolle.com.br

PARA SABER MAIS: Água nos alimentos
Aproximadamente um terço do nosso consumo diário de água provêm de alimentos sólidos.
É surpreendente a quantidade de água que alguns desses alimentos contêm.
As frutas e os legumes fornecem a maior parte, mas as carnes, peixes, pães e laticínios também
fornecem quantidades razoáveis.

PÃES, BOLOS E BISCOITOS
A maioria dos pães contém aproximadamente 35% de água.
Os biscoitos do tipo cream craker contêm entre 3 a 7% de água; os amanteigados, entre 3 a 6%; e
os bolos e as tortas, de 20 a 35%.

FRUTAS
As partes comestíveis da maioria das frutas geralmente contêm em torno de 80% de água. O teor
de frutas secas é bem mais baixo: os damascos, por exemplo, só chegam a 30% de água e as
passas de 15 a 18%.

GELÉIAS E PASTAS
O mel tem 18% de água, enquanto as geleias e doces de frutas normalmente contêm de 20 a 30%.
A geleia dietética tem um teor de água maior, em torno de 75%. As compotas cremosas de frutas
têm 29% de água.

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